Mini Dicionário

Termos técnicos explicados de forma simples. Entenda laudos, relatórios e conversas com profissionais.

ABA
Terapia

Análise do Comportamento Aplicada - terapia comportamental para desenvolver habilidades. Deve ser aplicada de forma ética, respeitosa e naturalista.

Adaptação Curricular
Educação

Mudanças no conteúdo, metodologia ou avaliação para que o aluno autista possa aprender. Não é facilitar - é ensinar de forma diferente.

AEE
Educação

Atendimento Educacional Especializado - apoio extra que a escola oferece no contraturno. Inclui sala de recursos e profissionais especializados.

Alteração Motora Global
Motor

Dificuldades em movimentos amplos como correr, pular, subir escadas. Pode parecer desajeitado ou descoordenado.

Exemplo de uso: Não é falta de jeito, pode ser alteração motora global.
Apraxia da Fala
Comunicação

Dificuldade na programação motora da fala - o cérebro tem dificuldade em coordenar os movimentos para produzir sons.

Exemplo de uso: Não é timidez, é apraxia da fala.
ARFID
Alimentação

Transtorno Alimentar Restritivo Evitativo - quando a seletividade alimentar é tão intensa que afeta a saúde ou crescimento. Precisa de acompanhamento.

Autolesão
Comportamento

Quando a pessoa se machuca durante uma crise ou sobrecarga. Não é 'querer atenção' - é uma resposta à dor interna. Precisa de acompanhamento profissional.

BPC/LOAS
Direitos

Benefício de Prestação Continuada - um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência de baixa renda. Não precisa ter contribuído ao INSS.

Burnout Autista
Comportamento

Esgotamento extremo causado pelo esforço de se adaptar ao mundo neurotípico. Sintomas: cansaço extremo, perda de habilidades, aumento de crises.

Busca Sensorial
Sensorial

Necessidade intensa de estímulos físicos como pular, girar, apertar. O corpo precisa dessa entrada sensorial.

Exemplo de uso: Não é descontrole, é busca sensorial.
CAA
Comunicação

Comunicação Aumentativa e Alternativa - formas de comunicação além da fala, como pranchas de imagens, aplicativos, linguagem de sinais. Não impede a fala!

Capacitismo
Geral

Preconceito contra pessoas com deficiência. Inclui baixas expectativas, exclusão, falar 'você nem parece autista' como elogio.

CID-11
Diagnóstico

Classificação Internacional de Doenças da OMS. Usada para registro médico oficial. O código do autismo é 6A02.

CIPTEA
Direitos

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Documento que facilita acesso a direitos e atendimento prioritário.

Comorbidade
Diagnóstico

Quando a pessoa tem mais de uma condição ao mesmo tempo. Por exemplo, autismo junto com TDAH, ansiedade ou epilepsia.

Comportamento Restritivo
Comportamento

Padrões de comportamento repetitivos e interesses muito específicos. Faz parte do autismo e pode ser uma grande força quando direcionado.

Curatela
Direitos

Quando um juiz determina que outra pessoa (curador) tome decisões pela pessoa autista. Só em casos extremos de incapacidade civil.

Defesa Sensorial Alimentar
Sensorial

Restrição alimentar causada por sensibilidade a textura, cheiro, cor ou consistência dos alimentos.

Exemplo de uso: Não é frescura, é defesa sensorial alimentar.
Déficit em Funções Executivas
Processamento

Dificuldade de planejamento, organização, foco e controle emocional. Afeta a capacidade de iniciar e completar tarefas.

Exemplo de uso: Não é dificuldade isolada, é déficit em funções executivas.
Déficit Visoespacial
Processamento

Dificuldade em perceber relações espaciais e organizar informações visuais. Não é desorganização - é déficit visoespacial.

Exemplo de uso: Não é desorganização, é déficit visoespacial.
Desregulação Emocional
Comportamento

Dificuldade de regular emoções diante de frustrações e estímulos. Não é birra - é desregulação emocional.

Exemplo de uso: Não é birra, é desregulação emocional.
Diagnóstico Tardio
Diagnóstico

Quando a pessoa descobre que é autista na adolescência ou idade adulta. Muitas mulheres recebem diagnóstico tardio porque os sinais são diferentes dos meninos.

Dieta Sensorial
Sensorial

Programa de atividades sensoriais personalizado para ajudar a pessoa autista a se regular. Inclui coisas como massagens, balanços, música.

Dificuldade de Contato Visual
Socialização

Padrão atípico de atenção visual. Olhar nos olhos pode ser desconfortável ou difícil para pessoas autistas.

Exemplo de uso: Não é indiferença, é dificuldade de contato visual.
Dificuldade de Habilidades Sociais
Socialização

Desafio em compreender regras sociais implícitas e expressões emocionais. Não é falta de educação - é dificuldade de habilidades sociais.

Exemplo de uso: Não é falta de educação, é dificuldade de habilidades sociais.
Dificuldade Pragmática
Comunicação

Dificuldade com as 'regras sociais' da comunicação: quando falar, como manter uma conversa, entender sarcasmo, expressões faciais.

Discalculia
Aprendizagem

Transtorno específico da aprendizagem matemática, afetando a compreensão de números e operações. Não é burrice - é discalculia.

Exemplo de uso: Não é burrice, é discalculia.
Disgrafia
Aprendizagem

Dificuldade na escrita manual, com traçado irregular, cansaço e lentidão. Não é letra feia - é disgrafia.

Exemplo de uso: Não é letra feia, é disgrafia.
Dislexia
Aprendizagem

Dificuldade na leitura, decodificação de palavras e compreensão escrita. Não é falta de atenção - pode ser dislexia.

Exemplo de uso: Não é falta de atenção, pode ser dislexia.
Dispraxia
Motor

Dificuldades de planejamento e execução de movimentos coordenados. Afeta tarefas como escrever, amarrar sapato, andar de bicicleta.

Exemplo de uso: Não é preguiça, pode ser dispraxia.
DSM-5
Diagnóstico

Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, 5ª edição. É o livro que os profissionais usam para diagnosticar autismo e outras condições.

Dupla Excepcionalidade
Diagnóstico

Quando coexistem superdotação/altas habilidades e um transtorno como autismo. A pessoa pode ter talentos extraordinários e desafios significativos.

Exemplo de uso: Não é contradição, é dupla excepcionalidade.
Ecolalia
Comunicação

Repetir palavras ou frases ouvidas. Pode ser imediata ou depois de um tempo. É uma forma de comunicação e processamento de linguagem.

Estereotipia
Comportamento

Movimentos repetitivos que a pessoa autista faz, como balançar o corpo, bater as mãos ou girar objetos. São formas de autorregulação e não devem ser reprimidas.

Expressão Afetiva Atípica
Socialização

Formas diferentes de demonstrar carinho e afeto. A pessoa pode amar muito, mas expressar de maneira diferente.

Exemplo de uso: Não é falta de afeto, é expressão afetiva atípica.
Fadiga Motora Fina
Motor

Cansaço rápido em tarefas que exigem movimentos precisos das mãos, como escrever ou recortar.

Exemplo de uso: Não é preguiça, é fadiga motora fina.
Floortime/DIR
Terapia

Abordagem que segue os interesses da criança brincando no chão. Foca no desenvolvimento emocional e na relação, não em comportamentos.

Fonoaudiologia
Terapia

Trabalha fala, linguagem, comunicação e alimentação. Fundamental para desenvolver a comunicação, seja verbal ou alternativa.

Hiperfoco
Comportamento

Quando a pessoa autista tem um interesse muito intenso por um assunto específico. Pode ser uma força quando bem direcionado.

Hipersensibilidade
Sensorial

Quando os sentidos são MUITO aguçados. Luzes parecem mais fortes, sons mais altos, toques mais intensos. Pode ser doloroso.

Hipossensibilidade
Sensorial

Quando os sentidos são menos sensíveis. A pessoa pode não sentir dor, frio, ou buscar sensações intensas como pular, girar, apertar forte.

Inclusão Escolar
Educação

Direito de estudar em escola regular com os devidos apoios. A escola deve se adaptar ao aluno, não o contrário. Garantido pela Lei Berenice Piana.

Integração Sensorial
Terapia

Terapia que ajuda o cérebro a processar melhor os sentidos. Usa atividades como balanços, texturas, massagens para regular os sentidos.

Interação Social Atípica
Socialização

Preferência por interação previsível ou por brincar sozinho. Não é isolamento - é uma forma diferente de interagir.

Exemplo de uso: Não é isolamento, é interação social atípica.
Interesse Restrito
Comportamento

Interesses muito intensos e específicos por determinados temas. Pode ser uma grande força quando bem direcionado.

Exemplo de uso: Não é fixação, é interesse restrito.
Intervenção Precoce
Tratamento

Estimulação e terapias iniciadas nos primeiros anos de vida. Quanto mais cedo começar, melhores os resultados do desenvolvimento.

Exemplo de uso: Não é esperar crescer - intervenção precoce é fundamental.
Lei Berenice Piana
Direitos

Lei 12.764/2012 que garante direitos às pessoas autistas no Brasil: diagnóstico precoce, tratamento, educação inclusiva, trabalho.

Lei Romeo Mion
Direitos

Lei 13.977/2020 que criou a CIPTEA - carteira de identificação para pessoa autista - facilitando atendimento prioritário.

Literalidade
Comunicação

Entender as coisas ao pé da letra. Expressões como 'estou morrendo de fome' ou 'chovendo canivetes' podem confundir. Seja claro e direto!

Masking/Camuflagem
Diagnóstico

Quando a pessoa autista 'esconde' seus traços para parecer neurotípica. É muito cansativo e pode causar burnout. Comum em mulheres autistas.

Meltdown
Comportamento

Uma crise intensa causada por sobrecarga sensorial ou emocional. Não é birra - é o corpo reagindo a algo insuportável. Requer paciência e ambiente calmo.

Não-Verbal
Comunicação

Pessoa que não usa a fala para se comunicar. Não significa que não entende ou não tem o que dizer - usa outras formas de comunicação.

Necessidade de Previsibilidade
Comportamento

Apego intenso a rotinas e necessidade de saber o que vai acontecer. Mudanças inesperadas causam grande ansiedade.

Exemplo de uso: Não é frescura, é necessidade de previsibilidade.
Neurodivergente
Geral

Pessoa cujo cérebro funciona de forma diferente do padrão. Inclui autistas, pessoas com TDAH, dislexia e outras condições. Não é doença, é diversidade.

Neurodiversidade
Geral

Ideia de que diferenças neurológicas (autismo, TDAH, etc.) são variações naturais do cérebro humano, não doenças a serem curadas.

Neurotípico
Geral

Pessoa cujo cérebro funciona de forma 'típica' ou 'padrão'. Não é melhor nem pior, apenas diferente do neurodivergente.

Nível de Suporte
Diagnóstico

Classificação de quanto apoio a pessoa autista precisa: Nível 1 (precisa de apoio), Nível 2 (precisa de apoio substancial), Nível 3 (precisa de apoio muito substancial).

PAE/PEI
Educação

Plano de Atendimento Educacional ou Plano Educacional Individualizado - documento que a escola deve fazer para adaptar o ensino às necessidades do aluno. É um direito!

PECS
Comunicação

Sistema de Comunicação por Troca de Figuras. A pessoa usa cartões com imagens para se comunicar. Muito usado com crianças que ainda não falam.

Perfil de Aprendizagem Atípico
Aprendizagem

Desempenho irregular entre diferentes áreas de conhecimento. A criança pode ser excelente em uma matéria e ter muita dificuldade em outra.

Exemplo de uso: Não é atraso escolar, é perfil de aprendizagem atípico.
Pessoa com Autismo vs Pessoa Autista
Geral

Algumas pessoas preferem 'pessoa com autismo' (pessoa em primeiro lugar), outras preferem 'pessoa autista' (identidade). Pergunte como a pessoa prefere!

Profissional de Apoio
Educação

Pessoa que acompanha o aluno autista na escola para ajudar nas atividades e adaptações. Também chamado de mediador ou acompanhante.

Propriocepção
Sensorial

Sentido que nos diz onde nosso corpo está no espaço. Pessoas autistas podem ter dificuldade com isso, parecendo 'desajeitadas' ou buscando abraços apertados.

Rigidez Cognitivo-Comportamental
Comportamento

Dificuldade em lidar com mudanças de rotina ou padrões estabelecidos. Não é teimosia - é rigidez cognitivo-comportamental.

Exemplo de uso: Não é teimosia, é rigidez cognitivo-comportamental.
Rotina Rígida
Comportamento

Necessidade de manter as coisas sempre iguais. Mudanças inesperadas podem causar muita ansiedade. Ajuda ter um calendário visual e preparar antecipadamente.

Sala de Recursos
Educação

Espaço na escola com materiais e profissionais especializados para apoiar alunos com deficiência. O aluno frequenta no contraturno.

Seletividade Alimentar
Alimentação

Quando a pessoa aceita poucos alimentos. Está relacionada à sensibilidade sensorial (textura, cor, cheiro). Não é frescura ou falta de educação.

Sensibilidade Sensorial
Sensorial

Quando os sentidos (audição, visão, tato, olfato, paladar) são mais intensos. Um som normal pode doer, uma luz pode incomodar muito, algumas texturas são insuportáveis.

Shutdown
Comportamento

Quando a pessoa 'desliga' por estar sobrecarregada. Pode ficar quieta, não responder, parecer distante. É uma forma de proteção do cérebro.

Sistema Vestibular
Sensorial

Sentido do equilíbrio e movimento. Algumas pessoas autistas adoram girar e balançar, outras têm muito medo de movimento.

Sobrecarga Sensorial
Sensorial

Quando há estímulos demais ao mesmo tempo (barulho, luz, cheiros, pessoas). Causa muito desconforto e pode levar a meltdown ou shutdown.

Stimming
Comportamento

Comportamentos de autoestimulação como balançar, girar, apertar objetos. Ajuda a pessoa autista a se regular. Não deve ser proibido, apenas redirecionado se necessário.

TDAH
Neurodivergência

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - condição que afeta atenção, controle de impulsos e nível de atividade. Frequentemente coexiste com autismo.

Exemplo de uso: Não é distração, pode ser TDAH.
TEA
Diagnóstico

Transtorno do Espectro Autista - é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Cada pessoa autista é única.

TEACCH
Terapia

Método de ensino estruturado para pessoas autistas. Usa apoios visuais, rotinas previsíveis e ambiente organizado.

Terapia Ocupacional
Terapia

Trabalha habilidades do dia-a-dia, coordenação motora e integração sensorial. Ajuda a criança a ser mais independente nas atividades.

Tomada de Decisão Apoiada
Direitos

Alternativa à curatela onde a pessoa autista escolhe apoiadores para ajudar em decisões específicas, mantendo sua autonomia.

Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
Comunicação

Dificuldades persistentes na compreensão e expressão verbal que não são explicadas por outras condições.

Exemplo de uso: Não é atraso simples, pode ser transtorno do desenvolvimento da linguagem.
Dica

Quando receber um laudo ou relatório, não tenha medo de perguntar ao profissional o significado de cada termo. Você tem o direito de entender tudo sobre seu filho. Use este glossário como apoio!