Mini Dicionário
Termos técnicos explicados de forma simples. Entenda laudos, relatórios e conversas com profissionais.
ABA
TerapiaAnálise do Comportamento Aplicada - terapia comportamental para desenvolver habilidades. Deve ser aplicada de forma ética, respeitosa e naturalista.
Adaptação Curricular
EducaçãoMudanças no conteúdo, metodologia ou avaliação para que o aluno autista possa aprender. Não é facilitar - é ensinar de forma diferente.
AEE
EducaçãoAtendimento Educacional Especializado - apoio extra que a escola oferece no contraturno. Inclui sala de recursos e profissionais especializados.
Alteração Motora Global
MotorDificuldades em movimentos amplos como correr, pular, subir escadas. Pode parecer desajeitado ou descoordenado.
Apraxia da Fala
ComunicaçãoDificuldade na programação motora da fala - o cérebro tem dificuldade em coordenar os movimentos para produzir sons.
ARFID
AlimentaçãoTranstorno Alimentar Restritivo Evitativo - quando a seletividade alimentar é tão intensa que afeta a saúde ou crescimento. Precisa de acompanhamento.
Autolesão
ComportamentoQuando a pessoa se machuca durante uma crise ou sobrecarga. Não é 'querer atenção' - é uma resposta à dor interna. Precisa de acompanhamento profissional.
BPC/LOAS
DireitosBenefício de Prestação Continuada - um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência de baixa renda. Não precisa ter contribuído ao INSS.
Burnout Autista
ComportamentoEsgotamento extremo causado pelo esforço de se adaptar ao mundo neurotípico. Sintomas: cansaço extremo, perda de habilidades, aumento de crises.
Busca Sensorial
SensorialNecessidade intensa de estímulos físicos como pular, girar, apertar. O corpo precisa dessa entrada sensorial.
CAA
ComunicaçãoComunicação Aumentativa e Alternativa - formas de comunicação além da fala, como pranchas de imagens, aplicativos, linguagem de sinais. Não impede a fala!
Capacitismo
GeralPreconceito contra pessoas com deficiência. Inclui baixas expectativas, exclusão, falar 'você nem parece autista' como elogio.
CID-11
DiagnósticoClassificação Internacional de Doenças da OMS. Usada para registro médico oficial. O código do autismo é 6A02.
CIPTEA
DireitosCarteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Documento que facilita acesso a direitos e atendimento prioritário.
Comorbidade
DiagnósticoQuando a pessoa tem mais de uma condição ao mesmo tempo. Por exemplo, autismo junto com TDAH, ansiedade ou epilepsia.
Comportamento Restritivo
ComportamentoPadrões de comportamento repetitivos e interesses muito específicos. Faz parte do autismo e pode ser uma grande força quando direcionado.
Curatela
DireitosQuando um juiz determina que outra pessoa (curador) tome decisões pela pessoa autista. Só em casos extremos de incapacidade civil.
Defesa Sensorial Alimentar
SensorialRestrição alimentar causada por sensibilidade a textura, cheiro, cor ou consistência dos alimentos.
Déficit em Funções Executivas
ProcessamentoDificuldade de planejamento, organização, foco e controle emocional. Afeta a capacidade de iniciar e completar tarefas.
Déficit Visoespacial
ProcessamentoDificuldade em perceber relações espaciais e organizar informações visuais. Não é desorganização - é déficit visoespacial.
Desregulação Emocional
ComportamentoDificuldade de regular emoções diante de frustrações e estímulos. Não é birra - é desregulação emocional.
Diagnóstico Tardio
DiagnósticoQuando a pessoa descobre que é autista na adolescência ou idade adulta. Muitas mulheres recebem diagnóstico tardio porque os sinais são diferentes dos meninos.
Dieta Sensorial
SensorialPrograma de atividades sensoriais personalizado para ajudar a pessoa autista a se regular. Inclui coisas como massagens, balanços, música.
Dificuldade de Contato Visual
SocializaçãoPadrão atípico de atenção visual. Olhar nos olhos pode ser desconfortável ou difícil para pessoas autistas.
Dificuldade de Habilidades Sociais
SocializaçãoDesafio em compreender regras sociais implícitas e expressões emocionais. Não é falta de educação - é dificuldade de habilidades sociais.
Dificuldade Pragmática
ComunicaçãoDificuldade com as 'regras sociais' da comunicação: quando falar, como manter uma conversa, entender sarcasmo, expressões faciais.
Discalculia
AprendizagemTranstorno específico da aprendizagem matemática, afetando a compreensão de números e operações. Não é burrice - é discalculia.
Disgrafia
AprendizagemDificuldade na escrita manual, com traçado irregular, cansaço e lentidão. Não é letra feia - é disgrafia.
Dislexia
AprendizagemDificuldade na leitura, decodificação de palavras e compreensão escrita. Não é falta de atenção - pode ser dislexia.
Dispraxia
MotorDificuldades de planejamento e execução de movimentos coordenados. Afeta tarefas como escrever, amarrar sapato, andar de bicicleta.
DSM-5
DiagnósticoManual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, 5ª edição. É o livro que os profissionais usam para diagnosticar autismo e outras condições.
Dupla Excepcionalidade
DiagnósticoQuando coexistem superdotação/altas habilidades e um transtorno como autismo. A pessoa pode ter talentos extraordinários e desafios significativos.
Ecolalia
ComunicaçãoRepetir palavras ou frases ouvidas. Pode ser imediata ou depois de um tempo. É uma forma de comunicação e processamento de linguagem.
Estereotipia
ComportamentoMovimentos repetitivos que a pessoa autista faz, como balançar o corpo, bater as mãos ou girar objetos. São formas de autorregulação e não devem ser reprimidas.
Expressão Afetiva Atípica
SocializaçãoFormas diferentes de demonstrar carinho e afeto. A pessoa pode amar muito, mas expressar de maneira diferente.
Fadiga Motora Fina
MotorCansaço rápido em tarefas que exigem movimentos precisos das mãos, como escrever ou recortar.
Floortime/DIR
TerapiaAbordagem que segue os interesses da criança brincando no chão. Foca no desenvolvimento emocional e na relação, não em comportamentos.
Fonoaudiologia
TerapiaTrabalha fala, linguagem, comunicação e alimentação. Fundamental para desenvolver a comunicação, seja verbal ou alternativa.
Hiperfoco
ComportamentoQuando a pessoa autista tem um interesse muito intenso por um assunto específico. Pode ser uma força quando bem direcionado.
Hipersensibilidade
SensorialQuando os sentidos são MUITO aguçados. Luzes parecem mais fortes, sons mais altos, toques mais intensos. Pode ser doloroso.
Hipossensibilidade
SensorialQuando os sentidos são menos sensíveis. A pessoa pode não sentir dor, frio, ou buscar sensações intensas como pular, girar, apertar forte.
Inclusão Escolar
EducaçãoDireito de estudar em escola regular com os devidos apoios. A escola deve se adaptar ao aluno, não o contrário. Garantido pela Lei Berenice Piana.
Integração Sensorial
TerapiaTerapia que ajuda o cérebro a processar melhor os sentidos. Usa atividades como balanços, texturas, massagens para regular os sentidos.
Interação Social Atípica
SocializaçãoPreferência por interação previsível ou por brincar sozinho. Não é isolamento - é uma forma diferente de interagir.
Interesse Restrito
ComportamentoInteresses muito intensos e específicos por determinados temas. Pode ser uma grande força quando bem direcionado.
Intervenção Precoce
TratamentoEstimulação e terapias iniciadas nos primeiros anos de vida. Quanto mais cedo começar, melhores os resultados do desenvolvimento.
Lei Berenice Piana
DireitosLei 12.764/2012 que garante direitos às pessoas autistas no Brasil: diagnóstico precoce, tratamento, educação inclusiva, trabalho.
Lei Romeo Mion
DireitosLei 13.977/2020 que criou a CIPTEA - carteira de identificação para pessoa autista - facilitando atendimento prioritário.
Literalidade
ComunicaçãoEntender as coisas ao pé da letra. Expressões como 'estou morrendo de fome' ou 'chovendo canivetes' podem confundir. Seja claro e direto!
Masking/Camuflagem
DiagnósticoQuando a pessoa autista 'esconde' seus traços para parecer neurotípica. É muito cansativo e pode causar burnout. Comum em mulheres autistas.
Meltdown
ComportamentoUma crise intensa causada por sobrecarga sensorial ou emocional. Não é birra - é o corpo reagindo a algo insuportável. Requer paciência e ambiente calmo.
Não-Verbal
ComunicaçãoPessoa que não usa a fala para se comunicar. Não significa que não entende ou não tem o que dizer - usa outras formas de comunicação.
Necessidade de Previsibilidade
ComportamentoApego intenso a rotinas e necessidade de saber o que vai acontecer. Mudanças inesperadas causam grande ansiedade.
Neurodivergente
GeralPessoa cujo cérebro funciona de forma diferente do padrão. Inclui autistas, pessoas com TDAH, dislexia e outras condições. Não é doença, é diversidade.
Neurodiversidade
GeralIdeia de que diferenças neurológicas (autismo, TDAH, etc.) são variações naturais do cérebro humano, não doenças a serem curadas.
Neurotípico
GeralPessoa cujo cérebro funciona de forma 'típica' ou 'padrão'. Não é melhor nem pior, apenas diferente do neurodivergente.
Nível de Suporte
DiagnósticoClassificação de quanto apoio a pessoa autista precisa: Nível 1 (precisa de apoio), Nível 2 (precisa de apoio substancial), Nível 3 (precisa de apoio muito substancial).
PAE/PEI
EducaçãoPlano de Atendimento Educacional ou Plano Educacional Individualizado - documento que a escola deve fazer para adaptar o ensino às necessidades do aluno. É um direito!
PECS
ComunicaçãoSistema de Comunicação por Troca de Figuras. A pessoa usa cartões com imagens para se comunicar. Muito usado com crianças que ainda não falam.
Perfil de Aprendizagem Atípico
AprendizagemDesempenho irregular entre diferentes áreas de conhecimento. A criança pode ser excelente em uma matéria e ter muita dificuldade em outra.
Pessoa com Autismo vs Pessoa Autista
GeralAlgumas pessoas preferem 'pessoa com autismo' (pessoa em primeiro lugar), outras preferem 'pessoa autista' (identidade). Pergunte como a pessoa prefere!
Profissional de Apoio
EducaçãoPessoa que acompanha o aluno autista na escola para ajudar nas atividades e adaptações. Também chamado de mediador ou acompanhante.
Propriocepção
SensorialSentido que nos diz onde nosso corpo está no espaço. Pessoas autistas podem ter dificuldade com isso, parecendo 'desajeitadas' ou buscando abraços apertados.
Rigidez Cognitivo-Comportamental
ComportamentoDificuldade em lidar com mudanças de rotina ou padrões estabelecidos. Não é teimosia - é rigidez cognitivo-comportamental.
Rotina Rígida
ComportamentoNecessidade de manter as coisas sempre iguais. Mudanças inesperadas podem causar muita ansiedade. Ajuda ter um calendário visual e preparar antecipadamente.
Sala de Recursos
EducaçãoEspaço na escola com materiais e profissionais especializados para apoiar alunos com deficiência. O aluno frequenta no contraturno.
Seletividade Alimentar
AlimentaçãoQuando a pessoa aceita poucos alimentos. Está relacionada à sensibilidade sensorial (textura, cor, cheiro). Não é frescura ou falta de educação.
Sensibilidade Sensorial
SensorialQuando os sentidos (audição, visão, tato, olfato, paladar) são mais intensos. Um som normal pode doer, uma luz pode incomodar muito, algumas texturas são insuportáveis.
Shutdown
ComportamentoQuando a pessoa 'desliga' por estar sobrecarregada. Pode ficar quieta, não responder, parecer distante. É uma forma de proteção do cérebro.
Sistema Vestibular
SensorialSentido do equilíbrio e movimento. Algumas pessoas autistas adoram girar e balançar, outras têm muito medo de movimento.
Sobrecarga Sensorial
SensorialQuando há estímulos demais ao mesmo tempo (barulho, luz, cheiros, pessoas). Causa muito desconforto e pode levar a meltdown ou shutdown.
Stimming
ComportamentoComportamentos de autoestimulação como balançar, girar, apertar objetos. Ajuda a pessoa autista a se regular. Não deve ser proibido, apenas redirecionado se necessário.
TDAH
NeurodivergênciaTranstorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - condição que afeta atenção, controle de impulsos e nível de atividade. Frequentemente coexiste com autismo.
TEA
DiagnósticoTranstorno do Espectro Autista - é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Cada pessoa autista é única.
TEACCH
TerapiaMétodo de ensino estruturado para pessoas autistas. Usa apoios visuais, rotinas previsíveis e ambiente organizado.
Terapia Ocupacional
TerapiaTrabalha habilidades do dia-a-dia, coordenação motora e integração sensorial. Ajuda a criança a ser mais independente nas atividades.
Tomada de Decisão Apoiada
DireitosAlternativa à curatela onde a pessoa autista escolhe apoiadores para ajudar em decisões específicas, mantendo sua autonomia.
Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem
ComunicaçãoDificuldades persistentes na compreensão e expressão verbal que não são explicadas por outras condições.
Dica
Quando receber um laudo ou relatório, não tenha medo de perguntar ao profissional o significado de cada termo. Você tem o direito de entender tudo sobre seu filho. Use este glossário como apoio!