Mini Dicionário

Termos técnicos explicados de forma simples. Entenda laudos, relatórios e conversas com profissionais.

CID-11
Diagnóstico

Classificação Internacional de Doenças da OMS. Usada para registro médico oficial. O código do autismo é 6A02.

Comorbidade
Diagnóstico

Quando a pessoa tem mais de uma condição ao mesmo tempo. Por exemplo, autismo junto com TDAH, ansiedade ou epilepsia.

Diagnóstico Tardio
Diagnóstico

Quando a pessoa descobre que é autista na adolescência ou idade adulta. Muitas mulheres recebem diagnóstico tardio porque os sinais são diferentes dos meninos.

DSM-5
Diagnóstico

Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais, 5ª edição. É o livro que os profissionais usam para diagnosticar autismo e outras condições.

Dupla Excepcionalidade
Diagnóstico

Quando coexistem superdotação/altas habilidades e um transtorno como autismo. A pessoa pode ter talentos extraordinários e desafios significativos.

Exemplo de uso: Não é contradição, é dupla excepcionalidade.
Masking/Camuflagem
Diagnóstico

Quando a pessoa autista 'esconde' seus traços para parecer neurotípica. É muito cansativo e pode causar burnout. Comum em mulheres autistas.

Nível de Suporte
Diagnóstico

Classificação de quanto apoio a pessoa autista precisa: Nível 1 (precisa de apoio), Nível 2 (precisa de apoio substancial), Nível 3 (precisa de apoio muito substancial).

TEA
Diagnóstico

Transtorno do Espectro Autista - é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, interação social e comportamento. Cada pessoa autista é única.

Dica

Quando receber um laudo ou relatório, não tenha medo de perguntar ao profissional o significado de cada termo. Você tem o direito de entender tudo sobre seu filho. Use este glossário como apoio!